Não jogue fora! Como transformar as sobras da Ceia de Natal em pratos incríveis.
- Luciano Dias
- 12 de nov.
- 2 min de leitura
A Ceia de Natal foi um sucesso, a família adorou e a mesa estava farta. Mas agora, a geladeira está cheia de sobras: peru, tender, arroz, farofa... A ideia de comer "requentado" por dias não anima ninguém, e o desperdício é o grande vilão dessa época.
Mas e se déssemos a essas sobras uma nova vida? Iremos ajudar você a pensar em como transformar as sobras da Ceia de Natal em pratos incríveis, com um pouco de criatividade e alguns ingredientes-chave que você encontra em nossos corredores, é possível criar pratos completamente novos, deliciosos e práticos para os dias pós-Natal. Afinal, aproveitar 100% dos alimentos é a melhor forma de celebrar.

Confira estas dicas para reinventar o seu cardápio:
Transforme o Peru (ou Chester) em Salpicão ou Sanduíches Gourmet: Desfie as carnes brancas que sobraram. Elas são a base perfeita para um salpicão fresco (ótimo para o calor!), misturando com cenoura ralada, maionese e milho. Ou, use-as para rechear um sanduíche caprichado com pão integral, folhas verdes e um molho de iogurte com hortelã.
Faça um "Arroz de Carreteiro" de Natal: Pique as carnes (lombo, tender, pernil) em cubinhos e refogue com cebola e alho. Junte o arroz cozido que sobrou (mesmo o que tem passas!), adicione milho, ervilha e finalize com cheiro-verde. É uma refeição completa, rápida e que ninguém vai dizer que é "sobra".
Prepare Bolinhos ou um Arroz de Forno Cremoso: O arroz da ceia também pode virar deliciosos bolinhos de arroz fritos ou assados. Outra opção é colocá-lo num refratário, misturar com queijo, presunto picado e creme de leite, cobrir com muçarela e levar ao forno só para gratinar.
Vire o Panetone em Rabanada (ou Pudim): O panetone (ou chocotone) ficou um pouco ressecado? Perfeito! Corte em fatias grossas, passe na mistura clássica de leite e ovos, e frite ou asse como rabanada. Também pode ser a base de um delicioso pudim de pão, basta substituir o pão da receita pelo panetone picado.
Enriqueça o café da manhã com as frutas secas: Sobraram aquelas castanhas, nozes e frutas secas dos potinhos? Pique-as grosseiramente e misture com iogurte natural e mel pela manhã. Elas também dão um toque especial em massas de bolo simples ou vitaminas.
Faça um "Escondidinho" com o Purê ou Farofa: Sobrou purê de batata ou mandioquinha? Use-o como base para um escondidinho. O recheio? A carne desfiada do peru ou o pernil picadinho. Se sobrou farofa, ela pode virar uma ótima crosta crocante para filés de frango ou peixe no dia seguinte.

.png)





Comentários