Respeito às mulheres!!! - 8 de março
top of page

Respeito às mulheres!!! - 8 de março

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Afinal, o que é "SORORIDADE"?


Essa palavra existe para ajudar muitas mulheres a combaterem violências sociais enraizadas na sociedade, por conta do machismo, e tem como intuito desenvolver a compreensão sem julgamentos, e o altruísmo entre quem pode ajudar as pessoas que passam por situações de vulnerabilidade.


Significado de altruísmo - Fonte: Tudopédia

Sororidade é a união e a aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática desse movimento de igualdade entre os gêneros.

Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.


A HISTÓRIA DO DIA DAS MULHERES: 🧐📚


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Diferentemente de outras datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado pelo comércio.


Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.


A origem da homenagem remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. O acontecimento é significativo, mas é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa.



Todo dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Vemos nossas redes sociais cheias de textões, compartilhamentos, imagens fofas e desejos de felicidade e respeito a todas as mulheres. Isso é legal? É sim. Mas você já parou para pensar que a motivação de todo esse buzz em cima de uma data pode ser reflexo da culpa que nos assombra por vivermos em uma sociedade na qual as mulheres ainda são oprimidas por práticas machistas? Já parou para pensar que aquela piadinha sem graça de “hoje é dia da mulher, porque todos os outros são dias do homem” é realmente uma realidade que está errada?

Pois é, talvez a melhor forma de “comemorar” o dia de hoje não seja com bajulações e presentes, mas sim colocando a mão na consciência para refletir sobre nossos comportamentos e ações cotidianas, e como elas estão influenciando para tornar o dia da mulher uma prática diária. De educar e se reeducar para tomar atitudes que valorizem o respeito e igualdade.

E o melhor caminho que temos para isso é estimular a prática do feminismo, a partir da compreensão de que as mulheres são protagonistas de suas próprias histórias. Inclusive, para incentivar esse debate, nós – literalmente – desenhamos a explicação para alguns preconceitos a respeito desse movimento, que nada mais é do que uma luta pela valorização e garantia dos direitos e respeito às mulheres em nossa sociedade.


Quer saber mais?


 

Esperamos que tenham gostado! Selecionamos carinhosamente este conteúdo para você. Fonte:






137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page